EDIÇÃO nº 27 - ANIVERSÁRIO 4 ANOS - 22 de outubro de 2009 16:02hs

Caros leitores,

Esta semana completamos 4 anos no ar! E com uma novidade: agora o Brasil inteiro está na Estante Virtual.

Há alguns meses lançamos o desafio: queríamos soprar as quatro velinhas com a presença dos quatro estados que ainda permaneciam com acervos fora de alcance:Amazonas, Acre, Roraima e Amapá. Queríamos também transcender as cidades grandes e médias, e conseguir a presença no portal de sebos de cidades pequenas, aonde a notícia da existência do portal talvez ainda não tivesse chegado.

A solução veio com o engajamento ímpar dos leitores de todo o Brasil pela missão da democratização da leitura. Conectar sebos desses estados significava transmitir a força da Estante Virtual para os seus livreiros (força essa que tem mantido e feito surgir sebos por todo o país). Lançamos então a Promoção Leitor Detetive, em que dezenas de leitores participaram enviando dados e fotos de sebos de suas cidades.

E o resultado foi que conseguimos! No dia 15 de outubro conseguimos o último estado, Roraima, e atingimos ainda a incrível marca de 300 cidades com sebos conectados ao portal.

A conquista é um grande marco, principalmente quando lembramos que, há 4 anos, eram apenas 6 (seis!) sebos brasileiros com acervos online. Hoje, graças à Estante, são mais de 1.600. Literalmente, um país de sebos online!

Abraços a todos e um brinde à nossa garotinha prodígio!

André Garcia
Criador / Diretor
http://www.estantevirtual.com.br


Promoção Leitor Detetive: O Brasil na Estante Virtual!

O desafio era grande. E conseguimos! Primeiro descobrimos o Amazonas com a Livraria Arqueólogo (foto abaixo). Depois, foi a vez do Acre, através da Banca Dinho Alves Livros. Em seguida, no extremo norte, o Sebo Livraria Transamazônica nos levou ao Amapá e o Sebo Monte Caburaí, nos levou ao último reduto ainda intocado pela revolução dos sebos: Roraima.

Além dos quatro estados, a missão era também chegar a 300 cidades até o dia do aniversário, 20 de outubro. Dezenas delas foram descobertas pelos leitores: Canela/RS (foto acima), Viçosa/MG, Piraquara/SP, Esteio/RS, Monte Alegre do Sul/SP, Feira de Santana/BA, Iguaba Grande/RJ, Santa Cruz do Sul/RS, Catanduva/SP, Jaú/SP, Itú/SP e muitas outras.

E, por último, nada menos do que a cidade de Santa Cruz Cabrália (foto abaixo), com o sebo Raphar Livros. A cidade foi simplesmente a primeira parada da escuna de Pedro Álvares Cabral no descobrimento do Brasil pelos portugueses. Mal sabia ele que dali a 500 anos seria a última cidade a ser 'descoberta' neste nosso mutirão em busca de sebos de todo o país.

 

Leia mais no Blog da Estante

Estante Virtual promove mais de 30 mil trocas de livros na Bienal do Rio

A idéia era materializarmos a Estante Virtual na XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Mas queríamos ir além. Ao invés de livros baratos, fizemos melhor: preço zero. Troca de livros. Um por um. Limite de até 10 livros por pessoa.

Foi uma verdadeira revolução. Já no primeiro dia a fila dobrava o quarteirão. Para impedir que a fila obstruísse a movimentação do pavilhão, tivemos que separar as pessoas em várias filas, usar balizadores e até uma roleta de ônibus para organizar a entrada ao espaço da Estante Virtual. A permanência no stand também teve que ser otimizada: entravam grupos de 20 pessoas por vez, que tinham apenas 5 minutos para encontrar seus novos livros. Difícil imaginar tanto movimento? Veja os vídeos no Youtube!

O balanço final foram 33.500 livros trocados e a troca de livros reconhecida pela imprensa como a grande novidade da Bienal. Interessante lembrar o seguinte: na estante que tínhamos no estande, com dimensões de 3m de altura por 5m de largura, cabiam apenas 2.000 livros. Isso significa que os livros foram trocados e retrocados 16 VEZES.

E quem não foi na Bienal não precisa ficar triste. Nos já 140 sebos participantes do Programa Nacional de Troca de Livros, seus livros seminovos valem créditos para gastar nos próprios sebos ou mesmo na Estante Virtual.

Novos canais para você acompanhar a Estante Virtual

Toda a revolução da Estante Virtual agora também pode ser acompanhada noYoutube , onde criamos um canal exclusivo. Já estão disponíveis lá vários vídeos sobre o portal - desde reportagens de televisão até vídeos filmados por nós.


E para quem não quer perder um movimento nosso, a mais nova opção é oTwitter. Seguindo a Estante Virtual, você fica sabendo em tempo real de todas as novidades do portal!

Para acompanhar em tempo real as novidades da Estante, siga-nos no Twitter.
Para dúvidas, sugestões ou colaborações, consulte a
Ajuda , o Fórum , a sala de Imprensa
ou entre em Contato .