MENSAGEM SUBLIMINAR


Madagascar" é proibido para menor de 18 anos em Joinville
Filme conteria mensagens subliminares com apologia a drogas
CARLA ARGOLO/ Agência RBS/Joinville


A zebra abre a boca, mostra a língua, onde está uma balinha azul, e diz: - Aqui dão bala de graça. Cenas como essa, repetidas pelo menos duas vezes no filme infantil Madagascar, não poderão mais ser assistidas nos cinemas de Joinville (SC) por menores de 18 anos. O juiz da Infância e Juventude, Alexandre Morais da Rosa, acolheu a denúncia de um pai que, ao ver o filme no cinema, acabou encontrando mensagens subliminares que fariam apologia ao uso de drogas.

Em outra cena do filme o leão entra numa festa e diz:

- Se eu soubesse que era uma rave teria trazido uma balinha.

Segundo George Alexandre Rohrbacher, advogado que entrou com a ação contra a United International Pictures Distribuidoras de Filmes, o filme apresenta, de maneira subliminar, mensagens de estímulo ao consumo de drogas - especificamente o ecstasy.

O advogado pediu também que a fita deixasse de ser exibida, mas Morais da Rosa afirma que os adultos podem decidir se querem ou não assistir a Madagascar:

- Hoje pode ser que a criança não entenda o que eles querem dizer com a balinha azul. Mas a mensagem subliminar é assim mesmo, age no futuro, quando a criança pode relacionar a droga a algo bom. Mas não posso proibir o filme, até porque os adultos podem escolher.

O juiz lembra que há outros desenhos animados com esse tipo de mensagem, mas não havia recebido esse tipo de reclamação. A decisão sobre o filme Madagascar é inédita no país, segundo ele. Menores de 18 anos não poderão entrar nas salas de exibição nem mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis.

O descumprimento da decisão judicial por parte dos exibidores de Joinville implica multa de R$ 500 por criança ou adolescente que tenha acesso ao filme. Uma cópia da decisão deverá ser afixada nas bilheterias. A reportagem não conseguiu falar com a distribuidora ontem.

O filme de animação da Dreamworks é exibido em 450 salas no país e conta a história de um grupo de animais que sempre viveu no zoológico de Nova York e decide deixar o local para conhecer o que há no mundo exterior.