CANÇÃO DA TARDE NO CAMPO

 

Caminho do campo verde,


Quando criança eu andava em caminhos de campos verdes; andei por muitos, caminhando por esta pequena cidade onde moro. Pisar descalça na relva era sentir o quanto de vida existia a pulsar por todo lugar, e eu tinha uns 2 anos de idade.


estrada depois de estrada.


Quantas estradas andei, cheguei a caminhar da ponte do Bragueto até Sobradinho com uma dia de uns 8 anos, uma prima de uns 6, meu irmão de 3, eu somente 2 aninhos; que sol quente, o asfalto pegava fogo debaixo do calçado.

Cercas de flores, palmeiras,


serra azul, água calada.


Não adiantou, cresci caminhando pela serra verde, pelo morro íngreme de pedra, lugares cheios de areia e saibro, com muitas cobras, de várias espécies; com muito olho d'água.

 

(Eu ando sozinha

no meio do vale.

Mas a tarde é minha.)


Sempre foi esta sensação que tive cada vez que caminhava pelo meio do vale, pelas chácaras procurando maçãzinha do mato pra comer, ou morango do mato, ou resina de árvore. Algumas vezes em grupo, mas geralmente sozinha, fui crescendo caminhando por horas na direção do sol nascente, a tarde é minha.

 

Meus pés vão pisando a terra


Assim meu pés foram pisando a terra, fui crescendo observando a tarde, observando a vida, observando tudo e todos os que estavam ao meu redor.

 

que é a imagem da minha vida:


A terra é a imagem da minha vida, testemunha que tudo que acontece e sempre tão silenciosa, quando fala grita em meio as tempestades, cheia de raios e trovões.


tão vazia, mas tão bela,


Me sinto tão vazia, nunca me senti bela, dentro do estereótipo lançado pelas campanhas publicitárias impostas ao inconsciente coletivo dos consumidores, não sou o tipo de mulher para ser consumida, nunca fui, nunca estive dentro dos padrões.


tão certa, mas tão perdida!


Completamente fora dos padrões do certo e do errado e completamente perdida dentro deste Planeta Terra, mas convicta do que sempre quis, não ser enquadrada, padronizada, nem exposta como um pedaço de carne prestes a ser consumida em uma churrascaria.

 

(Eu ando sozinha

por cima de pedras.

Mas a flor é minha.)


Sempre andei sozinha, criei meus quatro filhos e filhas sozinha. Hoje todos criados estão partindo, continuo sozinha, como sempre por cima das pedras, sei onde piso e a flor é minha; meu nome é o nome de uma flor que só nasce no deserto.

 

Os meus passos no caminho


Continuo a caminhada, os universos são muitos, os mundos são muitos;  há muito para ser explorado, estudado, aprendido e descoberto entre tantas dimensões.


são como os passos da lua:


Uma constante descoberta, uma busca do que existe além deste horizonte observável, que nossos olhos podem observar, mas as ondas de rádios podem ultrapassar.


vou chegando, vais fugindo


Sempre que nos aproximamos do conhecimento, do descobrimento, ou da sabedoria, a impressão que temos é que tal nos escapa entre os dedos.


minha alma é a sombra da tua.


A alma não produz sombra por não ser um corpo material,  só um corpo que possui matéria pode produzir sombra; pode ser que uma alma escureça o conhecimento de outra por não ter o mesmo nível de conhecimento. Uma alma que não tem sabedoria está nas sombras ou tomada por sombra.

 

(Eu ando sozinha

por dentro de bosques.

Mas a fonte é minha.)


Sempre andei e continuo a andar sozinha por dentro dos bosques da vida, sozinha sem amigos, parentes, aderentes, etc e tal; mas a fonte é minha, a fonte de vida que me mantém viva é DEUS, é JESUS, é o ESPÍRITO SANTO, Eles me dão forças para continuar.

 

De tanto olhar para longe,


Sempre olhei para longe, queria ver DEUS; buscava tanto, procurava tanto; deixando de viver direito o momento presente, em um desespero constante.


não vejo o que passa perto.


E o Senhor sempre esteve perto de mim. Primeiro se mostrou para mim quando eu era bem pequena em um simples amanhecer; depois foi se mostrando pra mim em coisas tão simples, que estava ali, ao meu lado, não somente passando por mim, mas fazendo morada no meu coração JESUS.

Subo monte, desço monte,

meu peito é puro deserto.

 

(Eu ando sozinha,

ao longo da noite.

Mas a estrela é minha.)

 

Cecília Meireles


Continuo andando sozinha ao longo da noite e do dia, mas minha vida é minha, sou eu quem a vive e sempre tive alguém me dizendo por onde ir; assim como um dia Ele falou comigo em meu ser interior quando eu era apenas um bebê de menos de dois anos de idade, da mesma maneira Ele ainda fala comigo.


Gláucia Carneiro