22/03/10 - 14h01 - Atualizado em 22/03/10 - 14h06

Veja filmagem de erupção do Sol feita por sonda espacial

(Logo abaixo, no próximo post)

A Stereo, da Nasa, captou as imagens em ultravioleta.
‘Cuspes solares’ são formados por hélio ionizado a 60.000°C.

Do G1, em São Paulo

A sonda Stereo filmou uma região específica de erupção solar que “cuspiu fogo” uma dúzia de vezes em menos de dois dias de observação. Como é possível observar na filmagem, as explosões são estreitas, em forma de línguas de fogo, e muito direcionadas, por causa da intensa atividade magnética na região. As línguas são, na realidade, plasma, matéria superaquecida composta por partículas eletricamente carregadas em movimento.

Leia também:
Sonda Stereo capta imagens de erupção solar atípica

As ejeções já foram registradas inúmeras vezes, mas essa frequência testemunhada pela Stereo é rara, e chamou a atenção dos cientistas. No comprimento de onda da luz ultravioleta captada pela Stereo, o que se vê são explosões de hélio ionizado, a cerca de 60.000°C.

saiba mais


Ejeções de massa coronais podem causar problemas na Terra. As partículas de energia podem danificar satélites, causar problemas de comunicação e navegação em aviões e interromper o fornecimento de energia em residências e indústrias.

Para entender os efeitos da atividade solar sobre a Terra, a Nasa mantém 18 missões de observação da estrela. O último reforço é a sonda SDO (Solar Dynamics Observatory), lançada em 11 de fevereiro. A SDO vai tirar fotos detalhadas do Sol a cada 0,75 segundo. A cada dia, enviará à Terra 1,5 terabyte de informação.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1539864-5603,00-VEJA+FILMAGEM+DE+ERUPCAO+DO+SOL+FEITA+POR+SONDA+ESPACIAL.html